Afinal, o que é multicloud?

13/06/2018

Basicamente, multicloud é o termo empregado para designar a prática de usar mais de uma nuvem. Esse padrão de uso surgiu quando as empresas tentaram evitar a dependência de um único provedor, escolhendo serviços específicos de cada fornecedor para obter diferentes recursos e serviços.

Se pensarmos sobre o porquê do surgimento dessa prática, precisamos começar admitindo que, como tendência, a computação em nuvem está ficando bastante complexa. A visão de alguns anos atrás era de colocar cargas de trabalho em uma única nuvem, fosse ela pública ou privada. Mas a arquitetura híbrida tornou-se uma opção melhor, porque deu às empresas mais opções.

A TI corporativa queria essa alternativa visto que grandes players do mercado de nuvem desenvolveram plataformas públicas bastante atraentes, fornecendo possibilidades que reduziram custos e potencializaram as capacidades. A partir daí, diversos provedores entraram na briga, o que só favoreceu as empresas consumidoras.

Como todas são opções de nuvem pública viáveis, as empresas começaram a misturá-las, tanto por meio de processos de arquitetura formais quanto por meio da chamada shadow IT, em que usuários aderem a produtos e serviços de nuvem sem o conhecimento da TI corporativa — em algum momento, no entanto, o time responsável pela tecnologia tem que entrar para organizar a casa.

Na prática, o que interessa é que a maioria das empresas agora gerencia uma infraestrutura multicloud — só estamos nomeando a prática, pois, como dissemos lá no início do texto, é importante fazer isso.

Outro ponto importante é que embora muitos departamentos de TI simplesmente gerenciem esses ambientes complexos de multicloud usando as ferramentas e os serviços nativos de cada nuvem, alguns estão ficando inteligentes e se abstraindo da complexidade.

Usando ferramentas como plataformas de gerenciamento e agentes de serviços de nuvem, as empresas agora podem gerenciar várias nuvens como se fossem uma só. Quando isso acontece (de maneira consciente), podemos dizer que há uma estratégia de multicloud.

Multicloud é a mesma coisa que nuvem híbrida?

Então, como o multicloud se relaciona com a nuvem híbrida? É preciso saber que esses são conceitos e práticas bem distintos.

Uma nuvem híbrida é o pareamento de uma nuvem privada (um data center local baseado em tecnologias de nuvem) e uma nuvem pública. Logo, quando uma empresa usa várias nuvens públicas conjugadas com uma nuvem privada, ela tem uma estratégia multicloud — há quem chame de multicloud híbrido, o que não deixa de ser verdade.

Em termos um pouco mais pomposos, multicloud é mais um modo abrangente de implementar e gerenciar a nuvem (uma estratégia), enquanto a nuvem híbrida se refere mais especificamente ao portfólio de tecnologia subjacente. Você não vai encontrar um provedor que diga “aqui está a nossa solução de multicloud”.

Quais são os benefícios de criar um ambiente multicloud na sua empresa?

Bem, agora que nós já sabemos o que é multicloud, podemos avançar para um detalhamento das vantagens que essa prática oferece às empresas. Confira, a seguir.

Investir em um ambiente multicloud eleva a segurança da informação

Ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) estão cada vez mais sofisticados — algumas empresas sofreram uma média de 30 a cada hora em 2017. Eles são o resultado de vários sistemas de computador que atacam um servidor, um site, um recurso de rede ou uma unidade de hospedagem em nuvem que seja bem-sucedida. Podem ser executados por qualquer pessoa, desde um hacker individual até um governo federal.

Se todos os recursos que alimentam a infra de TI corporativa estiverem em uma nuvem, um ataque DDoS pode não apenas indisponibilizar aplicações, mas também mantê-las inativas por um tempo indeterminado.

Quando a empresa usa uma arquitetura multicloud, ela se torna imune às consequências negativas desse tipo de ataque, pois mesmo que uma nuvem fique inativa, outras permanecem disponíveis para receber a carga até que o serviço seja recuperado.

Dá mais flexibilidade aos processos

Outra vantagem real que impulsiona as estratégias de multicloud é o ganho de flexibilidade e agilidade para se adaptar ao ritmo vertiginoso dos negócios modernos.

Ou seja, quando as necessidades de negócios evoluírem, a nuvem poderá acompanhar a mudança. Multicloud não é apenas uma estratégia de capacitação de negócios, é também uma estratégia de avanço de TI. Quanto menos dependente de um único provedor a empresa estiver, mais ela poderá crescer com o apoio da tecnologia.

Torna a estratégia de armazenamento mais resiliente

O mesmo acontece com o armazenamento de dados, sobretudo para empresas que geram e/ou captam informações em escala exponencial.

Um ambiente multicloud facilita a expansão ou a redução das capacidades conforme as necessidades do negócio — expandir e voltar ao tamanho inicial com rapidez, facilidade e sem riscos realmente é um ótimo sintoma de resiliência tecnológica.

Dá ainda mais opções para redução e controle de custos

Se a computação em nuvem democratizou as capacidades tecnológicas ao reduzir custos, torná-los mais previsíveis e mensuráveis, uma estratégia multicloud eleva isso à décima potência.

Na prática, a empresa não fica presa a um único provedor ou abordagem comercial, o que a permite alternar na contratação de serviços e recursos conforme o custo-benefício fornecido.

Eleva a competitividade da empresa

Além de tudo o que citamos até aqui, uma estratégia multicloud também pode tornar a empresa que a implementa ainda mais competitiva.

Isso porque ao mesmo tempo em que proporciona mais redundância de hardware, software e a infraestrutura para otimizar a tolerância a falhas, também fornece capacidades de direcionamento de tráfego em diferentes bases. É dizer: escolhendo as partes mais rápidas da rede, é possível tornar as aplicações e seus serviços mais ágeis e eficientes.

E então, conseguimos mostrar com clareza o que é multicloud? Quer saber como essa tecnologia pode auxiliar nos seus negócios? A Cluster2GO oferece um serviço completo de múltiplas opções de nuvem para otimizar o uso da sua infraestrutura e entregar a melhor solução. Caso queira saber mais, é só entrar em contato com a nossa equipe.

em: Tecnologia

Deixe seu comentário